segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

O bar carioca de Sampa é melhor

"São cinco quilos de camarão. Então eles espremem estes cinco, eu disse cinco, quilos de camarão dentro de um pastel". Após essa descrição, não tinha como eu não ficar com lombrigas só de pensar no Belmonte. Afinal de contas eu creio, e acho que posso até provar isso, que o homem só evoluiu quando fritou o primeiro camarão. Se bem que o bicho é bom até cru, logo minha teoria tem algumas partes infundadas. Grande novidade.

Dizem que aqui há um Belmonte para cada meio carioca. O nativo nasce e já tem a "cadeirinha do bebê" em cada filial do bar espalhada pela cidade. Trata-se de um boteco como outro qualquer. Em São Paulo existem Belmontes aos borbotões, a maioria mais charmosos. É uma espécie de Pirajá sem o bolinho de carne seca, sem o chopp maravilhoso (cariocas bebem água com cevada, é fato). Mas tem pastéis e empadas de camarão, e isso redime o Belmonte, e conseqüentemente seus donos, de qualquer pecado.

Não bastasse a quantidade, a massa lembra os clássicos pastéis de feira paulistanos. E a empada é um achado: faz-se a massa de empada no fundo, como uma espécie de base, e dentro dela temos catupiry e camarão, transformando a receita em uma espécie de muffin do Monte Olimpo.

O atendimento é carioca, portanto não espere muita coisa. As opções são infinitas, então não seja turista como eu se atendo apenas ao camarão. Temos a "empada muffin" de siri e de bacalhau, que só um olhar remete ao pensamento "é pena que este chopp seja uma merda". Ainda temos o pastel de palmito, onde "são cinco quilos de palmito. Então eles espremem este cinco, eu disse cinco, quilos de palmito dentro de um pastel". Quando vier ao Rio, esqueça o Cristo. Uma das sete novas maravilhas do mundo fica na Rua Bolívar.

Serviço:
Endereço: Rua Bolívar, esquina com a Domingos Figueiredo, perto do Bob's onde Zander Catta-Preta foi visto tomando um milk shake.
Capacidade: duas pessoas em dia de calor. Mais do que isso vira o Inferno.
Serviço: uma merda.
Chopp: uma merda.
Petiscos: O Paraíso existe e tem formato de pastel e empada.